18 de novembro de 2009

Mundo corporativo 2.0

Texto: Camila Wendt e Rafael Ramos
Fotos: Rafael Moraes

João era amigo virtual de Teresa, que no Orkut adicionou Raimundo, que se conectou pelo Facebook a Maria, que no MySpace conheceu Joaquim, que assistia aos vídeos postados no YouTube por Lili, que escrevia toda hora no Twitter.
Essa versão mais atualizada da famosa Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade mostra a mudança que a internet proporcionou no mundo à nossa volta encurtando distâncias e agilizando o fluxo da informação. Com o advento da Web 2.0 que permitiu ao indivíduo ser muito mais que um mero navegante na grande rede para se tornar um gerador de conteúdo, as redes sociais tornaram-se ferramentas indispensáveis no relacionamento entre pessoas. Mas, será que tais redes podem ser usadas no ambiente corporativo e melhorar a gestão empresarial e com pessoas?


A fim de quebrar paradigmas, o Buscarh lançou o Projeto Mídia & Gestão, com o slogan Gestão e tecnologia na era do conhecimento. Coordenado por Rafael Ramos, que também atua como assessor do Grupo Probus, a proposta do evento é desmitificar o pensamento que redes sociais são apenas para divertimento e trazer as empresas a essa nova realidade em que a sociedade está inserida.

A estreia do Projeto aconteceu no dia 18 de novembro, às oito da manhã, no Auditório da Proeduc – Largo de São Francisco, 34 – 5º andar e contou com a presença de uma plateia diversificada formada por universitários e profissionais das áreas de gestão de pessoas e comunicação para um fórum que contou com a presença do jornalista Marcio Gonçalves e do consultor Pedro Paulo Legey. Apesar dos estilos diferentes, ambos focaram em um ponto em comum: as formas de trabalhar estão mudando completamente.

“Compartilhar informação é poder”

Essa frase sintetizou o tema apresentado por Marcio GonçalvesMídias sociais na gestão de pessoas: desafios para o novo século onde, além de esclarecer quais são essas redes, o palestrante apresentou um breve histórico das gerações que marcaram época e mudaram os valores: os tradicionais, os baby-boomers, a geração X e a Geração Y, formada por indivíduos a partir dos 30 anos e que desafiam as regras de atração e retenção de talentos nas grandes empresas. Segundo Marcio, é a essa Geração que as empresas precisam se adaptar para conseguir se adequarem aos novos rumos da sociedade. “Quer acompanhar a evolução tecnológica, observe as crianças”.

Projetos inovadores

Aproveitando o gancho deixado por Marcio Gonçalves, o consultor Pedro Paulo Legey apresentou o tema Mensurando o desenvolvimento do conhecimento na empresa através do Feel – metodologia de avaliação de indicadores de ativos intangíveis através da percepção com o objetivo de desenvolver conhecimento organizacional e facilitar os gestores na tomada de decisões. Legey explicou que os tais ativos intangíveis são bens imateriais que as empresas estão buscando para se fazer valer no mercado como treinamento, TI, clima organizacional e marketing e alertou os presentes sobre a necessidade de sempre buscar a inovação e a importância da informação. “Informação é importantíssimo para gerar um diferencial competitivo, ela transita na velocidade da luz”.

Além de tratarem os temas que lhe foram propostos, cada um dos palestrantes respondeu às perguntas dos congressistas que se mostraram interessados com esse que se tornou o assunto do momento. Esse foi só o primeiro de muitos outros fóruns que estão por vir. O Projeto Mídia & Gestão já está em fase de planejamento do próximo encontro que deverá acontecer no dia 10 de dezembro. Aproveite e entre em contato conosco sugerindo novos temas e, até mesmo, palestrantes para os debates. Participe e interaja conosco! É o mundo corporativo entrando na era da interatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço para interagir!! Participe!!