13 de janeiro de 2010

Eleição 2010 e as redes sociais

2010 é um ano de eleição presidencial repleto de novidades.
No ano passado a câmara dos deputados aprovou um projeto de reforma eleitoral que permitirá aos futuros candidatos o direito de manter perfis nas mídias sociais durante o período eleitoral. A finalidade principal é permitir a maior interatividade possível com a população.

Essa estratégia já é conhecida na política. Um exemplo disso é Barack Obama. Ele possui conta em diversas redes sociais como Facebook, Twitter, BlackPlanet, MySpace, Youtube, Flickr, Digg, LinkedIn e outras, arrastando um público enorme de seguidores.

Aqui no Brasil a internet e as mídias sociais já foram utilizadas como parte da publicidade eleitoral na campanha do Gabeira para a prefeitura do Rio em 2008. O candidato chegou ao segundo turno e conquistou 49,17% dos votos somente por campanha pela internet e tv, perdendo para Eduardo Paes (50,83%), que investiu pesado em outros meios de comunicações.

Os quatro possíveis candidatos a presidência nacional já estão presentes no Twitter: José Serra, Ciro Gomes, Marina Silva e Dilma Rousseff , além dos fakes.

O fato é que, desde o final do ano passado, os usuários de redes sociais tem percebido o interesse político nas novas mídias, principalmente no Twitter. Estar na rede de relacionamentos de algum deputado já não é novidade para ninguém. Essa nova realidade vai oferecer muitos debates sobre o diálogo político.

Pra você, essa moda pega?

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