7 de abril de 2010

A Geração Z e o mundo corporativo


Depois da geração Y gerar discussão no ambiente corporativo, chegou a vez da geração Z, crianças que nasceram a partir de 1995, em um mundo globalizado, interconectado e tecnológico. Esses jovens não conseguem sequer imaginar passar um dia sem internet ou telefone celular, supervalorizam a comunicação e não estão acostumados com barreiras. É com essa mesma postura que eles chegam ao mercado de trabalho.

Essa nova geração causa reações variadas no meio corporativo, que vão do otimismo à desconfiança. Um jovem conectado a todas as mídias, a tudo o que está acontecendo e que realiza várias tarefas ao mesmo tempo é peça importante na empresa, visto que ele é “multitarefa” e está sempre atualizado. O cuidado que se deve ter com esse profissional é mantê-lo focado em suas atividades para que não se torne disperso.


No entanto, uma característica desse jovem ainda causa resistência nas empresas, principalmente as mais conservadoras: a necessidade constante de se comunicar e sanar dúvidas. Com isso, os jovens profissionais tendem a se dirigir diretamente a seus superiores e solicitar explicação para tudo que está sendo pedido a eles. Para algumas empresas com uma proposta nova, essa tendência é até bem vinda e até mesmo incentivada, o que certamente não acontece nas empresas com hierarquias definidas.


Em tempo, as empresas precisam se adequar a esse novo perfil de profissional, que só tende a crescer. Esses jovens profissionais têm grande capacidade para mudar – para melhor – o mundo dos negócios, estreitando relações, elaborando estratégias e agregando novos valores. E sua empresa, está preparada para essa nova geração?

1 de abril de 2010

Grupo Probus e Buscarh realizam 2º Fórum Mídia e Gestão


O Grupo Probus e o Buscarh realizaram no dia 24 de março mais uma edição do Encontro Mídia e Gestão no auditório da Proeduc, no centro do Rio. Com o tema Direito Digital, o evento reuniu profissionais de Recursos Humanos, diretores, gestores, administradores e profissionais de Tecnologia da Informação.

Os convidados para falar sobre o assunto foram Cláudio Morganti, advogado, pós-graduado em Marketing, Walter Capanema, advogado especialista em Direito de Informática, e Helen Sardenberg, delegada titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

Temas como o uso ético e legal da internet no trabalho, as conseqüências jurídicas do spam no ambiente corporativo e os principais crimes na internet foram abordados de forma simples e esclarecedora. O conteúdo agradou o público, que participou com perguntas e considerações que complementavam o tema. “Esse tema é de grande importância par ao mundo corporativo (...) seria muito interessante realizar outro evento para estender o assunto”, avalia Antônio Carlos, gerente regional da Wiabiliza, uma das empresas patrocinadoras do evento.

Cláudio Morganti, advogado palestrante do evento, destacou pontos importantes do uso da web 2.0 em um ambiente corporativo e citou atitudes para evitar os problemas que tanto afligem empregadores, como, por exemplo, conscientizar funcionários quanto aos horários de uso da internet e os cuidados com as páginas acessadas. Walter Capanema complementou falando sobre as conseqüências jurídicas do spam no meio corporativo, os danos causados pela circulação de e-mails não confiáveis. O momento mais esperado do evento foi a palestra da delegada Helen Sardenberg, que falou sobre os principais crimes digitais, suas conseqüências jurídicas e o que se deve fazer para preveni-los. Os palestrantes esclareceram dúvidas ao final das palestras e sugeriram outras edições do próprio tema.