Com o surgimento da Internet, a evolução da mídia e as mudanças na gestão de organizações, as cartas físicas deram lugar ao e-mail. Hoje o e-mail já anda perdendo espaço para os serviços de mensagens instantâneas e as redes sociais, mas ainda assim é muito utilizado principalmente em ambientes corporativos. Uma prática que evoluiu também com a era digital foi o e-mail marketing, que dispensa apresentações.
Todo mundo que tem um endereço de e-mail, certamente, já recebeu um e-mail marketing, que muitas vezes torna-se SPAM, mas que também pode trazer informação e conteúdo de qualidade. As redes sociais, por exemplo, utilizam como canal de comunicação, sobre as atualizações do site, o e-mail, por essa questão o correio eletrônico vem ganhando força novamente.
Uma iniciativa desenvolvida pela empresa Frontier tem obtido bons resultados integrando o e-mail marketing às redes sociais, mais precisamente ao Twitter, microblog que comporta 140 toques por postagem. Se o e-mail marketing é a evolução da carta física, a integração com as redes sociais já alça a um novo patamar de tecnologia.
"Eu consigo contabilizar quantas pessoas deram um RT, quem são os principais viralizadores e quantas pessoas clicaram lá. Daí consigo fazer mais ações direcionadas", explica o sócio fundador da Frontier, Edson Barbieri. A ação está em prática há pouco mais um mês tem trazido bons resultados para os clientes.
Dentre os clientes que estão usando essa prática, quatro têm utilizado de uma forma mais intensa, segundo Barbieri, são os que possuem maior potencial para essa prática. A Sams Club é uma das empresas que está entre elas. "Nosso Twitter, por exemplo, recebe novos seguidores a cada disparo de e-mail e, por outro lado, os seguidores que ainda não recebiam e-mails marketing, acabam se cadastrando através de links que postamos no Twitter", diz Fátima Leal, do Marketing da Sams.
Riscos do pássaro azul
Mas afinal, como funciona essa integração? Fácil! O administrador da ferramenta cria um link adaptável ao Twitter que é postado assim que o e-mail é enviado. Com esses recursos, os próprios seguidores da empresa podem fazer a divulgação da informação.
Mesmo tendo um grande potencial para divulgação, ainda há riscos para a empresa que decida aventurar-se no site do pássaro azul. Uma ação de marketing pode tanto ser vista com olhos que lhe dignifiquem retweets, como por outros que não gostem tanto assim e gerem ruídos acerca da empresa "É sempre bom criar áreas para cuidar dessa parte, caso já não haja, para que possam medir a temperatura e interagir ajustando a reação daquela ação, sem agir de uma forma muito agressiva", explica Barbieri.
Além disso, há a necessidade de que a empresa se atente às campanhas que divulga. Ações direcionadas, por exemplo, não podem ser levadas ao Twitter. Existem planos futuros da Frontier para integrar o e-mail marketing também ao Facebook.
Autor: Paulo Gratão
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